DICAS E PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE SEGURANÇA NA NATUREZA

Toda atividade humana que necessite de interação com o ambiente, com equipamentos ou objetos é passível de acidentes ou incidentes. Em sua maioria essas ocorrências são devido a três fatores: Imprudência, Imperícia e Negligência. Para minimizar os riscos relacionados a esses fatores são criados regras e procedimentos que devem ser seguidos por quem pratica determinada atividade, um exemplo conhecido são as leis de trânsito.

Nas atividades de natureza não é diferente, existem riscos que devem ser levados em conta, por isso, também foram criados procedimentos para essas praticas, principalmente com a grande procura dessas forma de lazer por parte da população. O aumento dessa demanda também aumenta os acidentes, ocorrências que vão desde pessoas perdidas em matas até casos de morte por quedas ou ataques de animais.

Pensando nisso resolvi fazer essa página para que as pessoas amantes da natureza possam aproveitar de forma mais segura essa exuberante área de matas conservadas que Miracatu tem de sobra. Lembrando que, toda atividade em e meio natural existe risco, é impossivel risco zero, mas é possivel risco controlado, futuramente estarei postando uma matéria sobre risco controlado.

Procedimentos Básicos

  • Dois ou mais: jamais vá sozinho, é totalmente desaconselhavel a prática de qualquer atividade na natureza sem uma outra pessoa;
  • Profissionais: em caso de ninguem no grupo ter experiência e conhecimento da área pretendida é de extrema necessidade a contratação de um Monitor Ambiental ou um Guia local.
  • Vestimentas: roupas leves são indispensáveis, para proteger as pernas dê preferência para calças mas nunca Jeans.
  • Calçado: deve ser confortável, é preferível os próprios para trilhas e com o cano alto;
  • Mochila: item que deve ter basicamente, água, canivete, capa de chuva, lanterna e outros itens.
Os tópicos descritos acima estão de forma superficial, em breve estarei postando uma matéria para cada item de forma detalhada.

Espero que essas dicas possam ser de grande utilidade para maior segurança em nossas trilhas. Em caso de dúvida ou maiores esclarecimentos mande uma mensagem no nosso formulário de contato.