segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TRILHA EXPLORATÓRIA DO MIRANTE DE MIRACATU

SAUDAÇÕES ECOTURISTICAS GALERA DO RETRATANDO MIRACATU!
               No post de hoje estarei falando (e mostrando, é claro) sobre um dos locais, que eu acredito, ser objeto de desejo e de conquista de muita gente aqui em Miracatu. Estou falando da montanha com uma pedra sobressalente no topo, aquela mesmo que fica do outro lado da BR-116 em frente ao Jardim Yolanda.

               Pois é pessoal, como muitos, eu também olhava todos os dias para aquela montanha e pensava, "cá com os meus botões", um dia irei subir até lá. E esse dia chegou! Nesse domingo dia 13/02/2011 eu e meu amigo Adão fomos até a pedra.


    
               Na verdade não fomos apenas a passeio, mas sim com objetivos bem definidos, apesar da pouca informação que a gente tinha em mãos. Com a cara e a coragem nos aventuramos por essa trilha. Lembrando que, nunca se aventure em uma trilha na natureza sem seguir algumas regras básicas de segurança, confira na sessão Procedimentos Básicos de Segurança.

               Iniciamos as 8:00 h com só uma coisa em mente, chegar ao topo, mas tinhamos algumas preocupações, o sol, porque a maior parte da trilha seria em área com vegetação rasteira, e a inclinação que poderia nos forçar a procurar por uma rota alternativa ou , na pior das hipóteses, impedir nosso progresso. Felizmente o universo conspirou a nosso favor, apesar do calor, no céu existiam nuvens que nos protegeu da incidência direta dos raios solares. A trilha existia só que estava muito fechada, mas nos serviu como guia.

               Mas nem tudo foram flores, na etapa final, e mais inclinada, ficamos sem a referência de um córrego, que nos acompanhava, e para piorar não tinha mais trilha e tivemos que abrir nosso caminho no peito literalmente.O fator subida também dificultou um pouco nos forçando a fazer diversas paradas para descanço e hidratação.

               Chegamos a nosso objetivo às 9:42 hs e como eu já previa a vista é maravilhosa. Ficamos adimirando nosso prêmio durante mais de meia hora, mas, como diz o dito popular "tudo que é bom dura pouco", iniciamos nossa descida trazendo conosco algumas fotos e muitas idéias.

               Essa empreitada, como eu disse anteriormente, não foi um simples passeio mas sim a primeira de uma série de expedições destimadas a estruturação dos atrativos naturais com potencial turístico no município de Miracatu. Uma equipe está sendo formada para esse fim e sempre será bem vindo quem acredita nesse seguimento, porém, não é uma vaga de emprego, esse projeto é para quem está disposto a investir seu tempo disponível e trabalho ou recursos financeiros para retorno de médio a longo prazo.

               Podemos dizer que tivemos um saldo positivo e observamos grande potencial nesse ponto, no entanto, exitem uma série de melhorias e adaptações necessárias para que se tenha total segurança no acesso. Também é preciso obter o histórico da área para que tenhamos conteúdo cultural para o roteiro. se alguem conhece alguma história ou lenda da localidade entre em contato conosco no formulário de contato.

               Devido ao fato da expedição ter sido em caráter exploratório, para simples reconhecimento, não disponibilizaremos dados técnicos desse roteiro, que serão coletados em expedições futuras para a formatação do roteiro.

               E você, já pensou em ver Miracatu de outro ângulo? Comentem.

Vejam as Fotos.

Detalhe do Rio São Lourenço e sua mata ciliar

Pequena área conservada no final do jd. Yolanda, ao fundo o Rio São Lourenço


Detalhe de parte do centro de Miracatu. É possível observar a Prefeitura e o fórum entre outras estruturas




Nesse detalhe de outra parte do centro vemos o terminal rodoviário e o ginásio de esportes


Bairro Vila Formosa


Bairro Jardim Yolanda


Morro da Sudelpa

BR-116 Rodovia Régis Bittencourt

Cidade de Miracatu e ao fundo a imponente APA da Serra do Mar

Mais fotos desse Roteiro podem ser vistas na Galeria de fotos, confiram.

Um comentário:

FUTEBOR VARZEANO disse...

Parabéns!!! Essas fotos do mirante, são show!